Agronegócio aumenta demanda por energia solar

O Brasil é um país que tem o agronegócio como um dos pilares de sua economia. No ano de 2017, o setor cresceu 13%, sendo responsável pelo crescimento de 1% no PIB nacional naquele mesmo ano.

Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, um dos custos mais onerosos para o produtor rural é a energia elétrica. Além do alto custo, os produtores rurais sofrem também com a deficiência estrutural da distribuição, sofrendo com a baixa qualidade ou até mesmo com a falta de energia. Assim, muitos produtores acabam recorrendo aos geradores a diesel, conseguindo suprir a demanda de energia; porém, a utilização de geradores é onerosa. 

A boa notícia para os produtores é que a energia solar fotovoltaica rural pode ser uma excelente alternativa para desonerar, melhorando o desempenho das irrigações, ordenhas, refrigeração, armazenamento e processamento dos produtos rurais, além de ser uma fonte de energia ecologicamente sustentável.

Diante disto, fica a dúvida: o que ainda precisa ser feito para aumentar o uso da energia solar fotovoltaica no campo? 

No âmbito legislativo, podemos afirmar que nos últimos 6 anos mudanças significativas para o setor fotovoltaico foram feitas, dentre elas a resolução normativa 482, que estabelece regras que permitiam que consumidores gerem sua própria energia. Além disso, diversos estados aderiram à redução do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços - ICMS - para aqueles consumidores que gerarem sua própria energia, e diversas linhas de financiamento foram criadas.

Como instalar um sistema fotovoltaico em sua propriedade rural?

O primeiro passo é procurar uma empresa especializada que possa lhe orientar sobre qual o melhor sistema a ser instalado. A Unitron trabalha com dois tipos de sistemas que podem atender aos consumidores energia rural, conhecidos como on-grid (conectados à rede da concessionária de energia) e off-grid (desconectados da rede de distribuição).

Para aqueles produtores que não possuem conexão à rede da concessionária, o sistema fotovoltaico off-grid (desconectado da rede de distribuição) aparece como opção de substituição aos geradores a diesel. Esse tipo de sistema possui, além dos módulos fotovoltaicos e inversores, um banco de baterias que armazena a energia gerada durante o dia para o uso à noite e/ou em dias sem insolação. As principais vantagens deste tipo de sistema em relação aos tradicionais geradores são a redução do custo de produção, uma vez que a energia solar para os geradores fotovoltaicos é gratuita. A independência da concessionária também é uma vantagem em relação aos sistemas on-grid (conectados à rede de distribuição), pois o produtor não fica sujeito às instabilidades no fornecimento de energia. 

Conheça nossos produtos. Fale com um de nossos engenheiros e garanta o melhor sistema de energia solar para sua propriedade rural.  

Fone: (11) 3931-4744

http://www.unitron.com.br

 

Energia Fotovoltaica Unitron: quanto mais você usa, mais você ajuda o planeta.

Pesquisar

Newsletters

Preencha os campos abaixo para receber as novidades por e-mail:

Unitron Engenharia, Indústria & Comércio Ltda.
Rua Balsa, 601 - Vila Arcádia
CEP:  02910-000 - 
São Paulo - SP
Tel: (11) 3931-4744
Skype: Unitron.engenharia

Redes Sociais

 facebook.com/unitron
   
 twitter.com/unitron
   
 youtube.com/unitron
©2024 Copyright. Unitron. Todos os Direitos Reservados.